21 de setembro de 2016

11 dicas para te dares bem com os teus colegas de casa

Olá!! Como está a correr este regresso às aulas? Por aqui ainda estamos em modo "ai nem acredito que já vou ter que começar a estudar!!", mas pensamento positivo! E façam com que este ano seja um ano MARAVILHOSO!
- Tem como lema "faz ao outro o que gostarias que fizessem a ti": com isto quero dizer facilita a vida do outro e ajuda-o no que puderes. Por exemplo, se está aflito com um exame e não tem jantar partilha um pouco do teu, ou se reparaste que saiu atrasado e que normalmente deixa a loiça toda lavada ajuda-o nesse dia, se costumarem lavar a roupa pergunta-lhe se tem alguma coisa que queira lavar. Com isto quero dizer que sejas atencioso, que o incluas na tua vida, como os nossos pais fazem connosco. 

- Conhece os teus colegas de casa: parece o B-Á-BÁ de quando vamos viver com pessoas que não conhecemos, mas muitos problemas surgem por colegas da mesma casa não se conhecerem. Com isto não tentem saber a vida deles toda num dia (tipo eu), mas dedicas-lhes diariamente alguns minutos, pergunta como correu o dia, de onde é, o curso que está a fazer, se está a gostar, planos para o futuro, etc. 

- Tentem fazer actividades que gostem juntos: se se conhecerem vão perceber que têm alguma coisa em comum, pode ser ir ver um concerto como ver um filme em casa, nós como a maioria das raparigas adoramos ir às compras e ir ao Colombo é uma das actividade que adoramos fazer juntas :D

- Respeita o espaço do outro: não entres no quarto do teu colega sem bater à porta e muito menos sem ele estar em casa. Todos precisamos do nosso espaço, a nossa privacidade, e quando partilhas casa sentes que o teu quarto é a única coisa realmente tua.

- Conhece os horários dos teus colegas e respeita o seu descanso/estudo: este deve ser o maior problema de partilhar casa, pois cada pessoa é diferente e tem diferentes rotinas e horários, é MUITO importante conhecer os horários dos nossos colegas para os respeitar. Não faças barulho quando ele está a descansar, com isto incluo arrumar loiça, aspirar casa, ouvir musica alta...

- Dividam tarefas domesticas: se a limpeza da casa estiver ao vosso encargo o melhor é dividir tarefas logo no inicio e se necessário serem rotativas, para não calhar a limpeza da casa-de-banho sempre ao mesmo (como já me calhou na minha 1ª casa). Outra regra de ouro é.... limpa tudo o que sujas! Acho que não preciso de explicar esta, temos de ter bom senso, e ter noção que o nosso colega de casa não é a nossa mãezinha que pode refilar muito mas acaba por nos fazer tudo.

- Não uses o que não é teu: não tens massa, um iogurte ou uma peça de fruta, mas o teu colega tem... Primeiro deves pedir antes de usar e se usares deves repor assim que possível. A conversa vai dar sempre ao mesmo, o importante é haver respeito e não abusar da boa vontade do outro. 

- Não leves amigos para casa sem avisar os teus colegas:  não se podemos esquecer que a casa não é só nossa, por isso antes de levar um amigo ou namorado lá para casa devemos perguntar se não há nenhum problema. Também não o devemos fazer com frequência pois é normal o colega dizer que sim, mas pode-se tornar incomodativo ter constantemente mais pessoas em casa.

- Se te sentes incomodado com alguma atitude fala: deixar as coisas acumular não ajuda em nada, se perante uma situação que te deixou incomodado falares logo de uma maneira educada e correcta é o melhor, pois se deixar acumular muita coisa quando falares o teu tom não vai ser o melhor e já não vais querer ouvir a justificação da outra pessoa. A conversa diária é mesmo o melhor ;)

- Não abuses no tempo dos banhos: Principalmente se for a uma hora que os teus colegas de casa também precisem de usar a casa de banho, tem em atenção se tens caldeiras e usas a água quente toda ou se dividem despesas e por causa dos banhos demorados a factura da água/gás vem elevada. Muito importante é também deixar a casa de banho limpa e sem cabelos. 

- Tem paciencia! Esta é uma dica muitooo importante pois ninguém é perfeito e todos temos dias menos bons, e com o passar do tempo acabamos por descarregar os nosso problemas com as pessoas que temos mais confiança e que convivemos, neste caso os nossos colegas de casa. Os meus já aturaram muitos dos meus maus dias, mas como são tão minhas amigas ajudam me a superar esses momentos e se eu tiver errada chamam-me a atenção com uma palavra de carinho e não de condenação.

Beijinho Flávia

10 comentários:

  1. Concordo com tudo aquilo que mencionas aqui! Sem dúvida que o respeito pelo outro e a regra de "não faças aos outros o que não queres que te façam a ti" devem ser uma lei geral para casas de estudantes.

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ResponderEliminar
  2. É verdade, essa regra deve ser usada em tudo na nossa vida <3
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Cá está um post que toda a gente devia ler... acho que um bom ambiente é meio caminho para se darem todas bem, o mais chato é mesmo quando as coisas nao correm tao bem assim. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo Maria, e é tão bom viver numa casa com bom ambiente e pessoas que nos respeita
      Beijinhos

      Eliminar
  4. tenho a sorte de estudar perto de casa, pelo que nunca tive colegas de casa, mas adorei as dicas e acho que treinar estes comportamentos só vai fazer com que nos tornemos pessoas mais preocupadas com o bem estar dos outros no futuro.
    beijinhos, Noelle :) http://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Óptimas dicas. Acho que disseste tudo. Partilho casa já há bastantes anos e essas regras são essenciais.
    Beijinho* Confissões de uma Pecadora by Valentina

    ResponderEliminar
  6. Nunca passei por isso. Mas são dicas fundamentais. Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Nunca passei por isso. Mas são dicas fundamentais. Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Dicas muito boas, aplicava-as se fosse estudar:) Bons tempos:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Durante mucho tiempo he sentido una conexión especial con la medicina herbal. Primero, es natural, Charlie asistió a la misma pequeña universidad en el sur de California, Claremont Men's College, aunque abandonó la escuela para inscribirse en la Juilliard School of Performing Arts en Nueva York. York. Si hubiera estado en Claremont, habría sido senior el año que comencé allí; A menudo pensaba que esa era la razón por la que se había ido cuando descubrió que tenía herpes. Entonces, mi vida fue solitaria todo el día, no podía soportar el dolor del brote, y luego Tasha me presentó al Dr. Itua, quien usa medicamentos a base de hierbas para curar sus dos semanas de consumo. Hago un pedido para él y él lo entrega en mi oficina de correos, luego lo recojo y lo uso durante dos semanas. Todas mis heridas están completamente curadas, no más epidemia. Les digo sinceramente que este hombre es un gran hombre, confío tanto en él en la medicina herbolaria que comparto esto para mostrar mi gratitud y también para que los enfermos sepan que hay esperanza con el Dr. Itua. Centro Herbolario. Correo electrónico de contacto del Dr. Itua.drituaherbalcenter@gmail.com/ www.drituaherbalcenter.com
    El cura.
    Herpes,
    Próstata
    Cáncer de mama
    Cáncer de cerebro
    ACCIDENTE CEREBRO-VASCULAR.
    , Cáncer de endometrio, enfermedades cerebrovasculares
    Hepatitis, Glaucoma., Cataratas, Degeneración macular, Enfermedad cardiovascular, Enfermedad pulmonar. Próstata agrandada, Osteoporosis. enfermedad de alzhéimer,
    Dementia.Tach Enfermedad, culebrilla,
    Cáncer de pulmón, Leucemia Linfoma Cáncer,
    Amianto mesotelioma pulmonar,
    Cáncer de ovario cérvicouterino,
    Cáncer de piel, tumor cerebral,
    VPH TIPO 1 TIPO 2 TIPO 3 Y TIPO 4. TIPO 5.
    VIH, artritis, escoliosis lateral amiotrófica, fibromialgia, toxicidad por fluoroquinolonas
    Cáncer de cuello uterino
    Cáncer colonrectal
    Cáncer de sangre
    SÍFILIS.
    Diabetes
    Hígado / Riñón inflamatorio
    Epilepsia

    ResponderEliminar