6 de março de 2017

Tudo sobre a "manteiga Ghee"

Muito falada ultimamente, a manteiga Ghee traz inúmeras vantagens à nossa alimentação comparativamente a outra manteiga "normal", que temos sempre no nosso frigorifico. Por isso mesmo, hoje partilho tudo o que sei sobre esta manteiga/óleo e de como a podemos fazer em nossa casa.

| O que é a manteiga Ghee? |
É o óleo purificado da manteiga, onde toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos.  
Apesar de ser preparada a partir da manteiga, tem propriedades muito diferentes da manteiga em si. Quando a ghee é preparada através do método tradicional de aquecimento e coação, toda a água é evaporada e os elementos sólidos da gordura do leite são completamente removidos. 
O resultado é um óleo/manteiga dourada e brilhantemente transparente, que não fica rançosa! ;)

| Quais as suas vantagens? |
A Ghee é fonte natural de gordura, rica em antioxidante, vitamina A, tem benefícios anti-inflamatórios, não contém sal, não contém lactose, não produz fumo em temperaturas altas e não necessita de refrigeraçãoTambém é extremamente benéfica para o fígado, útil para inflamações gastrointestinais e no combate a úlceras, ajuda a equilibrar o sistema digestivo e fortalece o sistema imunológico.
Ela pode ser usada no pão, bolos, receitas de bolo... Resumindo pode ser usada em tudo o que usamos as vulgares manteigas.
  É muito deliciosa  e é um ótimo óleo para cozinhar. Como todas as gorduras tem calorias mas o nosso corpo reconhece esta gordura. O mesmo não acontece com a Margarina, que não é feita de maneira natural, mas sim produzida quimicamente. Por isso devíamos substitui-la por uma opção mais saudável!

| Como fazer em casa: |
👉 Ingredientes:
- 250 gramas de manteiga sem sal 
👉 Preparação:
1º Coloque a manteiga numa panela e coloca ao lume médio, mais para alto. A manteiga vai começar a derreter e a ferver. 
2º Observa que formará uma espuma e, em seguida, ela baixa. Quando formar a segunda espuma, aguarda alguns minutos e retira do fogo (formará uns cristais no fundo da panela, que é a lactose). 
3º Após esfriar, coe e coloque num frasco de vidro (preferencialmente). 
4º Coloque no frigorífico até endurecer e depois retire. Está pronta para usar! Podes guardar fora do frigorifico por 30 dias, mas eu prefiro tê-la sempre no frigorifico para ter uma textura mais dura. :)
Beijinhos, Flávia

2 comentários:

  1. Uiii desconhecia totalmente. Aprendi hoje!!:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar