16 de agosto de 2015

Dúvidas sobre a Universidade?

Sei que estou muito atrasada com este post, mas admito que o escrevi e acabei por me esquecer de o publicar...
Este post tem por base algumas perguntas que me enviaram sobre dúvidas da universidade e completei com uma tag que encontrei na net, espero poder-vos ajudar de alguma forma e se tiverem alguma dúvida é só dizerem! :D
É importante salientar que esta é a minha opinião tendo em conta a minha experiência ao longo destes dois anos no ISA (Instituto Superior de Agronomia).
Principal diferença entre a escola secundária e a universidade para ti?
Todos os meus professores de secundário me assustaram em relação à universidade, com conversas do tipo "se vocês têm dificuldade nesta matéria nunca vão conseguir fazer um curso superior" ou "acham que sai muita matéria para este teste? Quando entrarem para a universidade dão numa semana o que aqui damos num período!".
Calma, isto não é bem assim. É verdade que damos muita matéria, que o ritmo é diferente mas a universidade (falo pela minha experiência) é uma continuação do secundário. Quando passamos do 9º ano para o 10º ano notamos uma diferença e por vezes não conseguimos a média que imaginávamos e na universidade acontece o mesmo, uma pequena diferença de ritmo.
Outra diferença é que não conhecemos ninguém e estamos habituados a dar continuidade à nossa turma de secundário, mas isso não é um problema! Estão todos os alunos na mesma situação e rapidamente se fazem novas amizades. As praxes também são uma boa forma de integração.
Uma diferença que eu gostei muito ao entrar para a universidade é da forma como estudamos em grupo e da entreajuda que é muita!

Quanto tempo demoraste a procurar casa?
Eu comecei a procurar casa quando soube onde tinha entrado. Não encontrei casa logo no primeiro dia, porque ocupei muito tempo na inscrição e não queria viver numa casa qualquer. Mas no dia a seguir encontrei uma casa que gostei bastante e vivi lá cerca de 6/7 meses, depois mudei para as residências, onde ainda estou. Eu tive mais dificuldade em encontrar casa por ter entrado em segunda fase, as melhores casas e as melhores oportunidades já estavam ocupadas.

Deve-se viver com família ou sozinhos?
Sozinhos. É assim que crescemos e que aproveitamos o melhor destes 3 anos. Viver com estudantes que estão a viver o mesmo para além de ser bastante divertido é mais fácil.

Em relação às praxes, foste praxada? O que achas dessa experiência?
Como eu entrei em 2ª fase não fui praxada, com muita pena minha.
Porque se tinha uma boa impressão das praxes antes de entrar na universidade depois de entrar e do ano passado ter assistido às praxes dos caloiros do ISA, fiquei ainda com melhor impressão. As praxes são com o intuito de integrar os alunos e não os humilhar, como alguns alunos e pais têm ideia que acontece.

Achas a universidade uma mais valia para quem quer ter um bom futuro profissional?
Claro que sim! Quer a nível pessoal como profissional. Aconselho muito que seja vivida a experiência da universidade, é das melhores experiências da nossa vida. 
É verdade que tem um custo elevado e que nem todos podem infelizmente, mas se tiverem essa oportunidade é de a agarrar. Hoje em dia ter um curso não significa ter emprego garantido, mas abre-nos muitas "portas" e somos especializados numa área que gostamos. E quando se luta pelo que se gosta é tudo muito mais fácil.

Fazer mestrado, sim ou não?
Depende de vários factores como os anos que o curso tem, das oportunidades que surgirem depois da licenciatura e do aspecto financeiro. Eu por exemplo quero fazer porque sinto que ainda tenho muito que aprender na minha área.

Achas a experiência de fazer Erasmus importante?
Acho que sim, quem tiver possibilidades e espirito aventureiro acho que faz todo o sentido fazer.
Eu já pensei muito em fazer! Claro que se tomar uma decisão comunico por aqui. :)

O que achas da tua universidade? Pontos positivos e negativos da universidade?
Pontos positivos: O ISA é só a universidade mais bonita do país. Não existem grandes confusões e os diferentes cursos no 1º ano têm praticamente as mesmas cadeiras, o que é óptimo para quem quiser mudar de curso dentro da universidade porque não perde nenhum ano e porque há uma grande partilha e entreajuda. Também gosto muito do calendário escolar: começamos as aulas cedo mas no final de Maio acabamos as aulas, e no máximo estamos de férias no inicio de Julho, isto só acontece se tivermos muito azar e tivermos que ir à 2º fase, mas mesmo assim é cedo comparando com outras universidades.
Ponto negativo: a comida da cantina é péssima. Existem mais pontos negativos, mas neste momento como estou de férias não me lembro. :D

Como são os relacionamentos com amigos na universidade?
Já falei várias vezes de como gosto do ambiente da minha universidade (o ISA) e o da minha turma também é muito bom. Tenho amigos para a vida!
É claro que nem tudo é um mar de rosas, mas tudo se resolve.

No geral, como tem sido a minha experiência?
Muito melhor do que alguma vez tinha imaginado!! Sei que estou a viver dos melhores anos da minha vida, é uma experiência para a vida! Recomendo. ;)

A universidade mudou-te como pessoa?
Mudar como pessoa não, mas fez-me crescer. Tornou-me mais independente e mais segura. Isso também aconteceu por deixar de viver com os meus pais.

Que lema/lição levas desta etapa da tua vida?
Aprendi a nunca desistir, acreditar em mim e enfrentar os desafios e problemas de cabeça erguida.

Um mito sobre a universidade.
Não sei se isto se pode considerar um mito, mas foi o que me lembrei ao ler esta pergunta.
Diziam-me que na universidade os professores são bastante distantes dos alunos, que nem o nosso nome sabem. No ISA isso é muito raro acontecer. Os professores sabem quase todos o nosso nome e se não souberem por terem muitos alunos (por exemplo professores que só dão teóricas) decoram a nossa cara e quando passam por nós no corredor dizem-nos Olá.

O que aconselhas aos estudantes que vão entrar este ano para a universidade?
Aproveitem muito bem os próximos 3 ou 5 anos, passam a voar!!! Nem acredito que já vou para o 3º ano e já tenho tantas saudades do 1º ano, sim devo parecer uma "velha" a falar. :D
Outro conselho que quero dar é que se organizem bem, há tempo para tudo. Estipulem horários para estudar, vão às aulas, estudem em grupo se não tiverem a perceber alguma matéria, não tenham vergonha de perguntarem duvidas aos professores e aproveitem para conhecer a cidade onde estão a estudar. 
Um beijinho
Flávia

3 comentários:

  1. Olá! Eu vou entrar este ano para a universidade e tenciono inscrever-me para a residência da universidade, no entanto gostaria de saber mais acerca de como é viver numa residência, como é o ambiente, se é bom para estudar... Agradecia se pudesses partilhar a tua experiência :)
    Beijinhos e felicidades,
    Daniela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola querida ja fiz a um tempo um post sobre esse tema. Espreita aqui: http://pausanoestudo.blogspot.pt/2015/03/residencias-do-isa.html
      Se mesmo assim ficares com duvidas diz que faco um novo post mais detalhado. Beijinhos

      Eliminar