2 de janeiro de 2016

Ano Novo, Vida Nova!

Booomm Dia!!! Com a chegada de 2016 olha-se para trás e avalia-se o que fizemos bem, o que fizemos menos bem e o que gostaríamos de manter e mudar para este novo ano.
Como já iniciamos este novo ano e é hoje o seu 2º dia, decidi falar-vos de uma mudança que vou fazer na minha vida a partir de agora.
Tenho vindo a decidir, a preparar-me e a fazer pesquisas sobre o estilo de vida saudável e é neste sentido que vou mudar a minha vida.
A minha grande inspiração e força veio da querida Catarina Gouveia que tanto nos entusiasma e nos alerta para a verdadeira importância da vida. Adicionem o seu Snapchat: categouveia e assim ficam a par de muitas maravilhas que ela nos conta por lá. Podem ainda adicioná-la no Instagram com o mesmo nome.
Voltando ao assunto... não vou adoptar um estilo de vida saudável extremo pois tem de ser mudado progressivamente, mas já delineei os aspectos mais importantes para iniciar esta mudança:
1- Beber muita água: 2 litros de água por dia é a quantidade desejada. Para mim não é difícil porque bebo água a toda a hora, a única mudança que pretendo fazer é consumi-la com um pH acima de 7,4 para equilibrar o nosso organismo.
2- Exercício físico: não precisa de ser exercício extremo. 5 minutos do nosso dia mesmo em nossa casa já faz a diferença. Tem de se começar por algum lado certo?!
3- Chocolate: este é um tópico muito importante. eu sou MESMO viciada (devoro 2 tabeletes por dia se for preciso). Não vou deixar de o comer mas vou reduzir a quantidade que como por dia e substituir o chocolate de leite por chocolate com uma elevada percentagem de Cacau.
4- Pequeno almoço fortalecido: esta refeição é a mais importante do dia, por isso vou dar tudo para a confeccionar de forma saudável e de modo a que me dê muita energia para enfrentar o meu dia.
5- Adeus açúcar: o açúcar é muito perigoso e eu sou uma abusadora. com a quantidade de açúcar que meto nas coisas facilmente posso cortar essa dose para metade ou até mais. Vou implementar cada vez mais o açúcar natural (fruta) esse sim é bom e saudável!
6- Implementar novos sabores na minha cozinha: aveia, granola, leite vegetal, sementes ...
7- Abolir o leite de vaca: esta etapa já está cumprida. afinal de contas para que precisamos de continuar a beber leite de origem animal? que benefícios traz? nenhuns!
8- Dormir na dose certa: ter uma boa dose de sono que me dê energias para o dia. Não dormir pouco nem em demasia! Não dormir em demasia vai ser difícil. Eu adoro dormir!
9- Adeus massa, natas, bechamel, e queijo mozzarella: em casa não tanto mas na universidade a cozinhar com as minhas colegas usamos tanto mas tanto estes ingredientes. e faz tão mal :( posso não conseguir eliminar totalmente mas com certeza que diminuirei em grande quantidade as porções.
10- carne: a carne é sempre mais difícil de abolir mas como já vos tinha indicado neste POST como essencialmente "carne caseira", assim garanto de onde vem e como é criada.
11- ter horários: para um estilo de vida saudável é essencial comer de 3 em 3 horas para que o organismo tenha sempre reservas de energia.
E VOCÊS? DO QUE ESTÃO À ESPERA? ACOMPANHEM-ME!
E não se esqueçam... quantos mais motivarem à vossa volta mais fácil se tornará cumprirem os vossos ideais.
Beijinhos muito saudáveis
Rafaela

3 comentários:

  1. Iniciei esse processo ao ano passado, mas ainda tenho um longo caminho pela frente. Vou-te acompanhar sem dúvida alguma.
    que 2016 seja o nosso ano Saudável

    amiudasemsaltos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Que água bebes (ph>7,4)?? não consigo encontrar nenhuma com o pH alcalino...
    Beijinhos

    ResponderEliminar