15 de setembro de 2015

Estudar? Como?

Visto que as aulas estão aí à porta decidi falar-vos sobre o método de estudo que utilizo, enquanto estudante universitária.
Antes de continuar, quero deixar saliente, que tal como muitos de vocês o apetite para estudar é sempre muito pouco e funciono sempre melhor com a pressão, por isso o dia antes das frequências é sempre sobrecarregado.
No entanto, como as minhas colegas partilham do mesmo apetite para estudar decidimos partilhar entre todas o estudo. Isto é, dividimos as cadeiras/unidades curriculares por nós e cada uma faz resumos para depois quando chegar à altura das frequências termos tudo o que é importante compilado e só estudarmos por ali.
Como gerimos toda esta situação?
1. Como são mais unidades curriculares que nós todas, fazemos os resumos por ordem do calendário de frequências e quando a primeira frequência for feita, essa pessoa que fez o resumo para a primeira frequência começa logo a fazer o resumo para a próxima frequência, que até ali ninguém estava encarregue de fazer. Confuso?!
2. Quando se trata de um "cadeirão" o resumo é dividido pelo número de pessoas que achamos correto para nenhuma ser prejudicada, e neste caso, a divisão do resumo será por temas.
3. Mesmo que sejam por ex. 5 colegas e um "cadeirão" necessitar de 3 para fazerem resumo, as outras 2 pessoas estarão já a tratar de outras 2 unidades curriculares. 
Se quiserem adoptar esta estratégia deixo-vos uma dica: não vão ver se o resumo do colega está incompleto porque o lema que adopto quanto a isso, é que se ele não colocou algo nos resumos é porque não sai na frequência! Eu sei... é preciso ter-se muita fé para tomar esta posição mas até hoje este lema tem dado certo comigo ;) Experimentem! :p
E se quisessem incluir sempre mais coisas no resumo, não se chamaria resumo certo? 
Quanto ao medo que poderão ter sobre os resumos feitos pelos vossos colegas só vos posso dizer uma coisa: aprendam a confiar nas pessoas que conheceram nesta fase da vossa vida mas com cuidado... porque há sempre quem nos queira tramar. 

Beijinhos
Rafaela

Sem comentários:

Enviar um comentário